Sobre nós

A Ação Social no Ensino Superior desenvolve-se num modelo de intervenção direcionado para atender aos desafios que o contexto socioeconómico coloca ao estudante.

Os SASULisboa estão vocacionados para assegurar a missão e as funções da ação social na Universidade de Lisboa.

Missão

Os Serviços de Ação Social têm como missão proporcionar apoios sociais de forma a favorecer a igualdade de oportunidades no acesso e na frequência bem-sucedida da ULisboa, contribuindo para a formação integral dos seus estudantes, em contexto académico de cidadania ativa.

Visão

Afirmar os Serviços de Ação Social da ULisboa como uma estrutura de presença forte e interventiva junto dos seus estudantes, apostando na proximidade e na excelência dos serviços prestados.

Lema

Na ULisboa sempre presentes, atentos e disponíveis.

Valores

Valores dos SASULisboa

Apoios Concedidos

Em conformidade com as políticas públicas de Ação Social no Ensino Superior, os SASULisboa desenvolvem a sua atividade no âmbito da concessão das seguintes modalidades de apoio ao estudante:

  • - Apoios Sociais Diretos, dos quais se destacam as Bolsas de Estudo;
  • - Apoios Sociais Indiretos, como o acesso à alimentação, ao alojamento, ao apoio à infância e, em articulação com serviços específicos da ULisboa, aos serviços de saúde, às atividades socioculturais e desportivas.

Estrutura Organizacional

Saiba mais através da consulta do Organograma e Mapa de Pessoal.

Administrador

Ao Administrador dos Serviços de Ação Social compete assegurar o funcionamento e dinamização dos SASULisboa e a execução dos planos e deliberações aprovadas pelos órgãos competentes, exercendo as competências delegadas pelo Reitor.


Carlos José Paula Dá Mesquita Garcia
administrador@sas.ulisboa.pt

Área de Apoio

A Área de Apoio desenvolve a sua atuação no âmbito do apoio à direção e aos órgãos de gestão.



area.apoio@sas.ulisboa.pt

Unidade de Tecnologias de Informação

A Unidade de Tecnologias de Informação desenvolve a sua atuação no âmbito do apoio e desenvolvimento de ferramentas de tecnologias de informação com vista ao suporte de todas as unidades dos SASULisboa.


Rute João da Silva Xavier
uti@sas.ulisboa.pt

Unidade de Apoios Sociais e Serviços Alimentares

A Unidade de Apoios Sociais e Serviços Alimentares desenvolve a sua ação no âmbito dos apoios sociais diretos e indiretos aos estudantes. Esta Unidade agrega a Área de Alojamento e Apoio à Infância, Núcleo de Alimentação e Núcleo de Bolsas.



Área de Alojamento e Apoio à Infância

A Área de Alojamento e Apoio à Infância desenvolve a sua ação em dois âmbitos distintos, designadamente: Alojamento e Apoio à Infância.


Rita Maria Vivas Pestana Casquilho Almeida Santos
alojamento@sas.ulisboa.pt

Núcleo de Bolsas

Ao Núcleo de Bolsas compete propor a atribuição de apoios sociais diretos aos estudantes da ULisboa.


Zélia Maria D' Almeida Abegão
bolsas@sas.ulisboa.pt

Núcleo de Alimentação

O Núcleo da Alimentação desenvolve a sua atuação no âmbito prestação de serviços de restauração, nas vertentes de nutrição e segurança alimentar.


Silvia do Rosário Carvalheira dos Santos
alimentacao@sas.ulisboa.pt

Departamento Administrativo e Financeiro

O Departamento Administrativo e Financeiro coordena as ações e tarefas inerentes à gestão administrativa, económica, financeira e patrimonial dos SASULisboa, de acordo com as diretivas dos órgãos de gestão, compreendendo os seguintes serviços: Núcleo Administrativo, Núcleo Financeiro e Unidade de Aprovisionamento e Economato.


Sandra Maria Nogueira Neto

Núcleo Administrativo

O Núcleo Administrativo desenvolve a sua atividade no âmbito dos Recursos Humanos e Expediente, nomeadamente, no apoio à gestão e operacionalização dos processos de pessoal.


Nuno Miguel Amaral Jorge
rh@sas.ulisboa.pt

Núcleo Financeiro

O Núcleo Financeiro desenvolve a sua atividade no âmbito da gestão do orçamento, da execução da contabilidade patrimonial e analítica, com relevância para a liquidação das despesas e controlo das receitas.


Filomena Valente Borga Monteiro
servicos.financeiros@sas.ulisboa.pt

Departamento de Gestão de Património e Recursos Técnicos

O Departamento de Gestão de Património e Recursos Técnicos coordena as ações e tarefas no âmbito da gestão operacional (manutenção e conservação) do património afeto aos SASULisboa, logística e serviços gerais. Integra o Núcleo de Conservação e Manutenção e a Unidade de Logística e Serviços Gerais.


José Jerónimo Fernandes Marques
servicos.recursos.tecnicos@sas.ulisboa.pt

Núcleo de Conservação e Manutenção

O Núcleo de Conservação e Manutenção desenvolve a sua atividade no âmbito da gestão da manutenção e conservação do património dos SASULisboa.


Rui Miguel Trindade Figueiredo da Conceição
servicos.recursos.tecnicos@sas.ulisboa.pt