Informações Gerais

A bolsa de estudo é uma prestação pecuniária atribuída por ano letivo para a comparticipação nos encargos com a frequência de um curso ou com a realização de um estágio profissional de caráter obrigatório, sempre que o agregado familiar em que o estudante se integra não disponha de um nível mínimo adequado de recursos financeiros.

A bolsa de estudo é paga diretamente pela DGES a cada estudante bolseiro por transferência bancária em 10 prestações mensais, salvo as exceções previstas na legislação em vigor.

As condições de atribuição desta modalidade de apoio ao estudante encontram-se definidas na legislação atualmente em vigor, nomeadamente no Regulamento de Atribuição de Bolsas de Estudo a Estudantes do Ensino Superior.

PRAZOS DE CANDIDATURA

A candidatura a bolsa de estudo pode ser submetida nos seguintes prazos:
  • Entre dia 25 de junho e 30 de setembro;
  • Nos 20 dias úteis subsequentes à inscrição, quando esta ocorra após 30 de setembro;
  • Nos 20 dias úteis subsequentes à emissão de comprovativo de início de estágio, por parte da entidade promotora.

Ocorrendo a inscrição antes de 30 de setembro o estudante dispõe sempre de um prazo de 20 dias úteis para submeter o requerimento, mesmo que esse prazo ultrapasse aquela data.

O requerimento pode ainda ser submetido entre 1 de outubro e 31 de maio, sendo, nesse caso, o valor da bolsa de estudo a atribuir proporcional ao valor calculado nos termos do presente regulamento, considerando o período que medeia entre o mês seguinte ao da submissão do requerimento e o fim do período letivo ou do estágio.

CANDIDATURA | CREDENCIAIS DE ACESSO | PRÉ-REGISTO

A candidatura a bolsa de estudo é preenchida e submetida online, na área reservada do estudante, na Plataforma da Direção Geral do Ensino Superior (BeOn) em: https://www.dges.gov.pt/wwwBeOn/

Para obtenção das credenciais de acesso preencha o formulário no site dos SASULisboa, seguindo as etapas:

  • 1. Na página inicial aceder ao Menu “Bolsas de Estudo” e clicar em “Pedido de Credenciais”;
  • 2. Ler atentamente a informação e assinalar o seu consentimento no campo indicado. Seguidamente, clicar em “Seguinte”;
  • 3. Preencher os campos com os dados solicitados;
  • 4. Clicar em “Submeter”.

No caso do candidato à matrícula e inscrição num curso através do Concurso Nacional de Acesso e Ingresso no Ensino Superior Público (CNAES) a solicitação do código das credenciais de acesso é feita no ato da candidatura ao CNAES.

Contactos e Horário

Edifício Cantina Velha - Cidade Universitária - Avenida Professor Gama Pinto
1600-192 LISBOA

: 38º45'3.5994"N 9º9'32.4"W

: (+351) 213 611 700

: bolsas@sas.ulisboa.pt

Este serviço funciona todos os dias úteis, no horário compreendido entre as 09:30 e as 17:30 horas.