Bolsas de Mérito Social

A bolsa de mérito social, definida nos termos do Despacho nº 1273/2014 de 27 de janeiro, é uma iniciativa no âmbito da responsabilidade social da Universidade de Lisboa para apoiar os estudantes que se encontram em situação de comprovada insuficiência económica; tem como objetivo o combate ao abandono e insucesso escolar e a contribuição para a aquisição de competências transversais socialmente úteis.

Este apoio pode configurar-se em duas modalidades de bolsas, nomeadamente, a bolsa de apoio e a bolsa de colaboração.

A bolsa de apoio tem por objetivo incentivar os estudantes a participar na vida ativa em condições apropriadas ao desenvolvimento simultâneo da atividade académica, encorajando a sua participação em ações ou atividades de formação na área académica e social, promovidas por qualquer unidade orgânica ou serviço autónomo da Universidade.

Entendem-se por ações de formação a colaboração pontual do estudante em eventos desportivos, culturais, académicos, sociais, entre outros, e ainda, o acompanhamento de estudantes com necessidades especiais. A sua duração não pode ser superior a 5 dias úteis e cada aluno não pode participar em mais de 3 ações de formação por semestre.

A bolsa de colaboração tem por objetivo incentivar a participação dos estudantes em atividades, projetos e ações de carácter socialmente útil e formativo, concretizando-se através da colaboração entre estes e as unidades orgânicas e serviços autónomos da Universidade. Estas atividades estendem-se por um período relativamente longo, não podendo a sua duração exceder dois semestres por ciclo de estudo, nem constituir-se como necessidades permanentes dos serviços. A sua realização deve ser devidamente acordada com a entidade de acolhimento.

Ambas as modalidades de bolsas desenvolvem-se sob a responsabilidade da unidade orgânica ou serviço autónomo aderente ao programa.

Podem candidatar-se a este apoio todos os estudantes matriculados e inscritos num curso conducente ao grau de licenciado ou mestre na Universidade de Lisboa, que não beneficiem de outro tipo de bolsa destinado a estudantes do ensino superior. A prova da condição de recursos é realizada com base na nota de liquidação de IRS do ano transato e o rendimento anual do agregado familiar não pode ser superior a 15 vezes o Indexante de Apoios Sociais (IAS).

Documentos Relevantes

Regulamento de Bolsas de Mérito Social (31 março de 2017)
Regulamento

Declaração de retificação n.º 222/2014 (28 fevereiro de 2014)
Procede à alteração do n.º 1 do artigo 3º, Regulamento de Bolsas de Mérito Social e de Consciência Social da Universidade de Lisboa

Candidatura

Resultados

Contactos


Morada:Edifício Cantina Velha - Cidade Universitária - Avenida Professor Gama Pinto
Coordenadas GPS: 38º45'3.5994"N , 9º9'32.4"W.
Este serviço funciona todos os dias úteis, no horário compreendido entre as 09:00 e as 17:00 horas.
Telefone: (+351) 213 611 700
Email: merito.social.2017@sas.ulisboa.pt