Acesso e Funcionamento

O acesso aos refeitórios e pagamento das refeições é realizado utilizando o Cartão de Identificação Único da Universidade de Lisboa, ou em numerário.

Acesso

Têm direito de acesso aos refeitórios:
Para os utentes da Universidade de Lisboa, a qualidade de aluno e funcionário é validada automaticamente pela matrícula e vínculo contratual existente.
Para os alunos abrangidos por acordo, é obrigatória a apresentação de comprovativo de matrícula, emitido pela instituição de ensino superior, no ato de associação do cartão nas nossas tesourarias.

Cartão de Identificação

Para acesso aos refeitórios, é indispensável que seja detentor do seu cartão de aluno/funcionário e que, este se encontre registado na nossa base de dados. Este registo deve ser validado pelo utente, sob pena de o mesmo não ser reconhecido e como tal ficar impossibilitado de aceder aos refeitórios.


Para realizar esta operação deverá:
Caso seja estudante ou funcionário da ex-Universidade Clássica de Lisboa ou estudante ou funcionário da ex-Universidade Técnica de Lisboa, tendo já conta campus@UL:
1) Autenticar-se através das credenciais da sua conta Campus@UL (canto superior direito);
2) Aceder ao Menu "O Meu Perfil", opção "Dados Pessoais";
3) Preencher os dados em falta e verificar cuidadosamente a informação associada ao seu cartão, devendo proceder em conformidade com as instruções apresentadas;
4) Verificar em "Serviços Associados", qual o preço de refeição aplicável ao seu caso;
Caso seja estudante ou funcionário da ex-Universidade Técnica de Lisboa, não tendo ainda recebido as credênciais da sua conta campus@UL:
1) Na posse do seu cartão, num dos quiosques de carregamento existentes nos refeitórios, deverá tentar aceder à sua conta e validar os seus dados. Para o efeito, passe o seu cartão no leitor, introduza o seu código PIN e verifique a informação disponibilizada pelo quiosque no canto superior esquerdo.;
2) Caso a informação apresentada esteja incorreta, deverá dirigir-se à tesouraria dos SAS, localizada no Edifício Cantina Velha, Cidade Universitária, Avenida Professor Gama Pinto e solicitar a avaliação da sua situação;
Caso seja estudante abrangido por acordo ou bolseiro ou equiparado:
1) Preencher e submeter o pré-registo de utilizador;
2) Dirigir-se à tesouraria dos SAS, localizada no Edifício Cantina Velha, Cidade Universitária, Avenida Professor Gama Pinto, com documento comprovativo de matrícula ou em como é bolseiro, e na posse do seu cartão de identificação, solicitar a ativação do mesmo;

Caso não possua ainda o seu cartão, deverá dirigir-se aos serviços académicos da sua faculdade (caso seja aluno) ou aos serviços de pessoal e recursos humanos (caso seja funcionário) de modo a obter mais informações.

Código PIN

O seu cartão tem associado um código secreto designado por PIN. Este código nada tem a ver com outros códigos de cartões pessoais seus. Trata-se de um código numérico com 4 digitos que ficará associado ao seu cartão, e o qual deverá personalizar, de modo a que seja apenas do seu conhecimento. Por defeito, todos os cartões tem o PIN 1234 e para alterar o mesmo poderá utilizar o portal dos SAS (Perfil -> Dados Pessoais -> Caixa IU) ou utilizar o próprio quiosque (opção Consultas -> Alterar Pin). Este código não é gravado no cartão mas sim na nossa base de dados.

Carregamento

O carregamento, ou crédito do cartão, poderá ser realizado utilizando os quiosques disponíveis nos refeitórios ou através de referência multibanco.

Carregamento via SIBS

Cada utente, detentor de um cartão válido, possui uma referência multibanco personalizada, a qual em conjunto com o código de Entidade, disponibilizados através da consulta aos seus dados pessoais no nosso portal, lhe permitem efetuar os carregamentos, utilizando a opção "Pagamento de Serviços" em qualquer ATM ou ainda, através do acesso ao seu Banco pela Internet (Homebanking).

Para obter a sua referência e código de entidade a utilizar, deverá aceder à sua àrea pessoal no nosso portal (Perfil -> Dados Pessoais -> Referência MB), autenticando-se com as suas credenciais campus.

Image com três quiosques

Pode utilizar qualquer dos quiosques existentes, independentemente, do refeitório que frequenta. Nestes quiosques poderá optar por: carregamento em numerário (deverá ser portador do montante a creditar no seu cartão) ou carregamento através de Multibanco (os quiosques estão ligados à rede da SIBS).
A operação de carregamento é muito simples e resume-se a:

1) Inicie a operação, apresentando o seu cartão;
2) Introduza o seu código PIN;
3) Selecione a opção Carregamento e escolha o meio de pagamento pretendido;

Numerário - O quiosque fica a aguardar que introduza o montante (moedas e/ou notas) nas ranhuras apropriadas e vai exibindo o somatório dos valores introduzidos. Se desistir da operação e pressionar o botão para devolução de valores, caso o quiosque já não disponha de trocos, será impresso um talão para que possa levantar o valor em qualquer tesouraria dos SASUlisboa.
O quiosque não faz trocos, o que significa que todo o dinheiro que introduzir será assumido como carregamento.

Multibanco - O quiosque fica a aguardar que introduza o montante que pretende creditar. O valor mínimo é de €10.00;

- É exibida a mensagem Em Processamento e o controle passa para o terminal de pagamento multibanco;
- Insira o seu cartão multibanco;
- Confirme o valor e introduza o seu código multibanco;

4) O quiosque irá imprimir um comprovativo de carregamento em cartão. Este documento serve apenas como prova de carregamento e não tem valor contabilistico;
5) Quando terminar a operação deve pressionar sempre o botão Fechar.

Pagamento

Para pagamento da sua refeição apenas pode utilizar o seu cartão. O operador de caixa, procede à leitura do seu cartão e efetua o débito na sua conta corrente, no valor total dos produtos consumidos.
Terminal POS
O utente só pode consumir uma refeição ao almoço e uma ao jantar, não sendo permitido o pagamento de mais que uma refeição em simultâneo.
O preço da refeição varia de acordo com o tipo de utente, de acordo com a tabela de preços aprovada por despacho reitoral em vigor.
Finda a operação, ser-lhe-á entregue uma fatura simplificada relativa à sua compra.

Saldo,Extratos e Movimentos

Poderá sempre consultar o saldo e movimentos do seu cartão através de qualquer quiosque (opção Consultas -> Saldo ou Consultas -> Movimentos) ou através do portal em O Meu Perfil -> Extratos -> Extrato de Cartão. O saldo será, ainda, exibido no ato de pagamento e impresso em cada fatura simplificada.

Perguntas Frequentes

Se perder o meu cartão como devo proceder?

Em caso de extravio do cartão, poderá dirigir-se a qualquer das tesourarias dos SAS ou deverá contatar, de imediato, o nosso Helpdesk para que o seu cartão seja desativado. Para o efeito tem à sua disposição os seguintes contatos:
Email: uti@sas.ulisboa.pt
Tel: 213 611 700
Extensão Interna: 31334

Se perder o meu cartão, fico sem o saldo?

Esqueci-me do meu cartão, posso utilizar na mesma os refeitórios?

Recebi um novo cartão. Como devo proceder para substituir o cartão ativo?

Quanto tempo demora até o saldo estar disponível?

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