Núcleo de Alimentação

A gestão da área de alimentação é da competência do Núcleo de Alimentação.

Alimentação

Os SASULisboa dispõem de 9 Unidades Alimentares distribuídas pelos Campi da Universidade de Lisboa com capacidade para cerca de 3.200 lugares.

Para além do serviço de refeições, as Unidades Alimentares proporcionam espaços de estudo com acesso a pontos de rede elétrica e ligações Wi-Fi.

A refeição completa inclui:

  • - pão
  • - sopa
  • - prato principal
  • - sobremesa (doce, fruta ou iogurte)
  • - bebida (água, sumo de máquina ou chá)

O prato principal pode ser escolhido entre prato de carne ou peixe e vegetariano. O prato de dieta é disponibilizado mediante marcação prévia.

Para obter informação mais detalhada, poderá consultar a página dedicada a cada uma das Unidades Alimentares.

Acesso e Funcionamento

Têm direito de acesso às Unidades Alimentares dos SASULisboa:

  • - Toda a Comunidade Académica da ULisboa, desde que devidamente comprovado o seu vínculo à Universidade: estudantes, funcionários, docentes, investigadores, bolseiros de investigação, visitantes e colaboradores convidados.
  • - Outros, desde que devidamente autorizados.

Pagamento de Refeições

O pagamento das refeições nas Unidades Alimentares dos SASULisboa é efetuado através do Cartão de Identificação da Universidade de Lisboa (Cartão Caixa IU), senha de refeição ou numerário.

Cumprindo o estipulado no “Regulamento Geral de Proteção de Dados”, para iniciar a utilização do Cartão de Identificação da Universidade de Lisboa para pagamentos nos serviços dos SAS, os utentes deverão solicitar o seu registo de utilizador no site dos SASULisboa, seguindo as etapas:

  • 1. Na página inicial, no Menu “Apoio ao Utilizador”, clicar em Pedido de Registo;
  • 2. Assinalar nos campos disponíveis as suas opções de consentimento e clicar em “Seguinte”;
  • 3. Preencher os campos disponibilizados com os seus dados e “Submeter”.

Notas:

  • - Caso seja detetada automaticamente a matrícula do utente, o registo fica imediatamente válido. Caso contrário, o interessado terá que submeter um documento comprovativo de vínculo à ULisboa.
  • - Caso o utente tenha assinalado o segundo campo dos consentimentos, no ato do registo é procurado o cartão de identificação na base de dados académica da sua faculdade. Se for detetado, o cartão fica de imediato a funcionar. Caso contrário, o utente deverá deslocar-se a uma das Unidades Alimentares dos SASULisboa e associá-lo no local.

Higiene e Segurança Alimentar

Em matéria de higiene e segurança alimentar, todas as Unidades Alimentares têm implementado um Sistema HACCP (Sistema de Higiene e Segurança Alimentar), auxiliado por outras normas ou Código de Boas Práticas.

Neste âmbito, para além das ações internas, as Unidades Alimentares são alvo de auditorias externas, efetuadas mensalmente, incluindo amostras para controlo microbiológico de produtos confecionados, utensílios e superfícies.

Preços | Ano letivo 2018/2019

Por forma a harmonizar procedimentos, e com vista a facilitar o acesso dos estudantes a este apoio social indireto, o Conselho de Ação Social determinou:

  • 1) Preço da Refeição Social, pago através do Cartão Caixa IU, para estudantes matriculados e/ou inscritos na Universidade de lisboa, independentemente do ciclo que frequentam: 2.70 €

    (Lei nº 71/2017, de 16 de Agosto);

  • 2) Preço da Refeição Social, para estudantes e outros utilizadores autorizados, pago em numerário: 4.10 €

    (Portaria nº 421/2012, de 4 de setembro).

Contactos e Horário

Edifício Cantina Velha - Cidade Universitária - Avenida Professor Gama Pinto
1600-192 Lisboa

: 38º45'3.5994N 9º9'32.4W

: (+351) 213 611 700

: alimentacao@sas.ulisboa.pt

Este serviço funciona todos os dias úteis, no horário compreendido entre as 09:00 e as 17:00 horas.