Acesso e funcionamento | Unidades Alimentares

O acesso aos refeitórios e pagamento das refeições é realizado utilizando o Cartão de Identificação da Universidade de Lisboa ou em numerário.

Acesso

Têm direito de acesso aos refeitórios:
  • - Todos os alunos (com matrícula ativa) da Universidade de Lisboa, e de outras instituições de ensino superior com as quais os SAS tenham celebrado um acordo, para este efeito.
    As instituições enquadradas neste âmbito são:
    • Instituto Superior de Engenharia de Lisboa
    • Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Lisboa
    • Escola Superior de Educação de Lisboa
    • Escola Superior de Comunicação Social
    • Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa
    • Escola Superior de Teatro e Cinema
    • Escola Superior de Música de Lisboa
    • Escola Superior de Dança
    • Escola Superior de Enfermagem
    • Faculdade de Ciências e Tecnologia
    • Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
    • Nova School of Business and Economics
    • Faculdade de Ciências Médicas
    • Instituto de Higiene e Medicina Tropical
    • Instituto Superior de Estatística e Gestão de Informação
    • Instituto de Tecnologia Química e Biológica
    • Escola Nacional de Saúde Publica
  • - Todos os funcionários (pertencentes aos mapas de pessoal) da Universidade de Lisboa e ainda aqueles que com vínculo de outra natureza, se encontrem registados nas bases de dados de recursos humanos de cada uma das instituições da Universidade de Lisboa.
  • - Todos os bolseiros da Universidade de Lisboa que comprovem esta situação mediante apresentação de declaração (da qual deve obrigatoriamente constar a data de termo da sua colaboração) no ato de associação do cartão nas tesourarias dos SAS.

Para os utentes da Universidade de Lisboa, a qualidade de aluno e funcionário é validada automaticamente pela matrícula e vínculo contratual existente.

Para os alunos abrangidos por acordo, é obrigatória a apresentação de comprovativo de matrícula, emitido pela instituição de ensino superior, no ato de associação do cartão nas nossas tesourarias.

Cartão de Identificação

Para acesso aos refeitórios, é indispensável que seja detentor do seu cartão de aluno/funcionário e que, este se encontre registado na nossa base de dados. Este registo deve ser validado pelo utente, sob pena de o mesmo não ser reconhecido e como tal ficar impossibilitado de aceder aos refeitórios.

Para realizar esta operação, deverá:

  • 1. Autenticar-se (canto superior direito);
  • 2. Aceder ao Menu "O Meu Perfil", opção "Dados Pessoais";
  • 3. Preencher os dados em falta e verificar cuidadosamente a informação associada ao seu cartão, devendo proceder em conformidade com as instruções apresentadas;
  • 4. Verificar em "Serviços Associados", qual o preço de refeição aplicável ao seu caso;

Caso não possua ainda o seu cartão, deverá dirigir-se aos serviços académicos da sua faculdade (caso seja aluno) ou aos serviços de pessoal e recursos humanos (caso seja funcionário) de modo a obter mais informações.

Código PIN

O seu cartão tem associado um código secreto designado por PIN. Este código nada tem a ver com outros códigos de cartões pessoais seus. Trata-se de um código numérico com 4 digitos que ficará associado ao seu cartão, e o qual deverá personalizar, de modo a que seja apenas do seu conhecimento. Por defeito, todos os cartões tem o PIN 1234 e para alterar o mesmo poderá utilizar o portal dos SAS (Perfil -> Dados Pessoais -> Caixa IU) ou utilizar o próprio quiosque (opção Consultas -> Alterar Pin). Este código não é gravado no cartão mas sim na nossa base de dados.

Carregamento

O carregamento, ou crédito da sua conta, poderá ser realizado utilizando os quiosques disponíveis nos refeitórios ou através de referência multibanco.

Cada utente, detentor de um cartão válido, possui uma referência multibanco personalizada, a qual em conjunto com o código de Entidade, disponibilizados através da consulta aos seus dados pessoais no nosso portal, lhe permitem efetuar os carregamentos, utilizando a opção "Pagamento de Serviços" em qualquer ATM ou ainda, através do acesso ao seu Banco pela Internet (Homebanking).

Para obter a sua referência e código de entidade a utilizar, deverá aceder à sua àrea pessoal no nosso portal (Perfil -> Dados Pessoais -> Referência MB).

Pode utilizar qualquer dos quiosques existentes, independentemente, do refeitório que frequenta. Nestes quiosques poderá optar por: carregamento em numerário (deverá ser portador do montante a creditar no seu cartão) ou carregamento através de Multibanco (os quiosques estão ligados à rede da SIBS).
A operação de carregamento é muito simples e resume-se a:

  • 1. Inicie a operação, apresentando o seu cartão;
  • 2. Introduza o seu código PIN;
  • 3. Selecione a opção Carregamento e escolha o meio de pagamento pretendido:
    • Numerário - O quiosque fica a aguardar que introduza o montante (moedas e/ou notas) nas ranhuras apropriadas e vai exibindo o somatório dos valores introduzidos. Se desistir da operação e pressionar o botão para devolução de valores, caso o quiosque já não disponha de trocos, será impresso um talão para que possa levantar o valor em qualquer tesouraria dos SASUlisboa. Quando usa o seu cartão todo o dinheiro que introduzir será assumido como carregamento.
    • Multibanco - O quiosque fica a aguardar que introduza o montante que pretende creditar. O valor mínimo é de €10.00. É exibida a mensagem Em Processamento e o controle passa para o terminal de pagamento multibanco;
  • 4. O quiosque irá imprimir um comprovativo de carregamento em cartão. Este documento serve apenas como prova de carregamento e não tem valor contabilistico;
  • 5. Quando terminar a operação deve pressionar sempre o botão Fechar.

Pagamento

Para pagamento da sua refeição apenas pode utilizar o seu cartão. O operador de caixa, procede à leitura do seu cartão e efetua o débito na sua conta corrente, no valor total dos produtos consumidos. O utente só pode consumir uma refeição ao almoço e uma ao jantar, não sendo permitido o pagamento de mais que uma refeição em simultâneo.
O preço da refeição varia de acordo com o tipo de utente, de acordo com a tabela de preços aprovada por despacho reitoral em vigor.
Finda a operação, ser-lhe-á entregue uma fatura simplificada relativa à sua compra.

Saldo,Extratos e Movimentos

Poderá sempre consultar o saldo e movimentos do seu cartão através de qualquer quiosque (opção Consultas -> Saldo ou Consultas -> Movimentos) ou através do portal em O Meu Perfil -> Extratos -> Extrato de Cartão. O saldo será, ainda, exibido no ato de pagamento e impresso em cada fatura simplificada.

Perguntas Frequentes

Se perder o meu cartão como devo proceder?

Em caso de extravio do cartão, poderá dirigir-se a qualquer das tesourarias dos SAS ou deverá contatar, de imediato, o nosso Helpdesk para que o seu cartão seja desativado. Para o efeito tem à sua disposição os seguintes contatos: Email: uti@sas.ulisboa.pt, Tel: 213 611 700, Extensão Interna: 31334.

Se perder o meu cartão, fico sem o saldo?

Não. O saldo do seu cartão, bem como todos os movimentos, ficam guardados na nossa base de dados. Caso perca o seu cartão, é sempre possível recuperar toda a informação.

Esqueci-me do meu cartão, posso utilizar na mesma os refeitórios?

Pode, adquirindo uma senha diária ou identificando-se co validação do código PIN em qualquer terminal POS.

Recebi um novo cartão. Como devo proceder para substituir o cartão ativo?

O cartão de identificação deverá ser único na Universidade de Lisboa e, como tal, deverá substituir o seu cartão provisório pelo novo. Para o efeito, através de qualquer quiosque ou do seu perfil, no portal dos SASUL, pode realizar a substituição do mesmo sem ter de se dirigir aos nossos serviços.

Quanto tempo demora até o saldo estar disponível?

Quando efetua o carregamento do seu cartão, através dos quiosques, o saldo ficará disponível imediatamente. Se o carregamento for realizado através do número de Entidade/Referência MB, o valor pago é carregado no saldo do cartão, num prazo máximo de 24h após o carregamento (excluindo Sábados, Domingos e Feriados). Esta demora deve-se aos prazos impostos pela própria SIBS (Sociedade Inter-Bancária de Serviços, a entidade que gere o Multibanco) que, ao abrigo do nosso serviço, disponibiliza a informação sobre os carregamentos três vezes por dia.