Unidade de Apoio à Infância

O Jardim de Infância assume-se como espaço educativo que visa promover o bem-estar e o desenvolvimento global e harmonioso de cada criança, valorizando a relação escola família, o estabelecimento de um clima de confiança e colaboração reciproca entre os diferentes parceiros e o envolvimento da comunidade no processo educativo.

Este serviço apresenta um plano de atividades pedagógicas fundamentadas na legislação vigente, em articulação com o Projeto Educativo de Escola e os Planos de Trabalho de Turma, e dispõe de um quadro de pessoal especializado para a sua execução, com destaque para o papel dos (as) Educadores (as) e Assistentes Operacionais, bem como uma equipa de três professores para atividades de enriquecimento curricular.

O Jardim de Infância destina-se a crianças do universo etário compreendido entre os nove meses e a idade de ingresso no ensino básico. Tem como público alvo prioritário os filhos e equiparados, de estudantes da ULisboa e para as vagas restantes os filhos e equiparados de funcionários da ULisboa. A título excecional, havendo vagas disponíveis pode, ainda, acolher crianças, cujos progenitores ou equiparados não tenham qualquer vínculo ou ligação à ULisboa.

As normas e condições de acesso relativas à creche e ao Jardim de Infância estão definidas no Regulamento do Apoio à Infância.

Atividades

Para além das atividades pedagógicas planificadas e desenvolvidas diariamente, a equipa Técnica da área de apoio á infância promove em articulação com os Encarregados de Educação, comemoração de datas festivas, parcerias com a comunidade educativa, passeios e visitas de estudo.

Estão disponíveis ainda as seguintes atividades de enriquecimento curricular:

  • Expressão e Sensibilização Musical - Atividade da responsabilidade de um professor com competência para o efeito, desenvolvida uma vez por semana nas salas dos dois, três, quatro e cinco anos;
  • Atividade Física e Desportiva - Atividade da responsabilidade de um professor com competência para o efeito, desenvolvida uma vez por semana nas salas dos três, quatro e cinco anos;
  • Iniciação à língua Inglesa - Atividade da responsabilidade de um professor com competência para o efeito, desenvolvida uma vez por semana nas salas dos três, quatro e cinco anos;

Espaços

O espaço interior divide-se em duas grandes áreas: a área para crianças e área de serviço. A área para crianças é composta por cinco salas de atividades (duas de creche e três de jardim de infância), uma sala polivalente e instalações sanitárias. As salas de atividades possuem luz e ventilação natural.

Para além dos equipamentos específicos de cada uma das salas existem ainda materiais de uso comum, tais como: equipamentos de cozinha, catres, televisor, leitor e filmes dvd, projetor de slides, aparelhagem de som, material para expressão motora (arcos, bolas, balizas, etc.), instrumentos musicais, material de desgaste (papeis e cartolinas variadas, colas, etc.), materiais de ciências (ovos, ninhos, conchas, fosseis, etc.).

A área de serviço é composta por uma cozinha, uma despensa, uma lavandaria, um vestiário, uma instalação sanitária para adultos, uma instalação sanitária para despejos e um escritório. No exterior, existe um espaço para atividades de ar livre e recreio e um parque de estacionamento. O espaço de recreio dispõe de equipamento para atividades físicas, tanque de areia, brinquedos e jogos diversos para além de bebedouro e instalação sanitária.

Contactos e Horário

Avenida Professor Gama Pinto
1649-003 LISBOA

: 38°45'2.329" N 9°9'38.652" W

: (+351) 213 611 708 Extensão: 31450

: jardim.infancia@sas.ulisboa.pt

Este serviço funciona todos os dias úteis, no horário compreendido entre as 07:30 e as 18:30 horas.