Salas

Refeições e Repouso | Equipamentos | Galeria

O acompanhamento das crianças em cada sala é assegurado por um(a) Educador(a) de Infância que conta com o apoio de Assistentes Operacionais vocacionadas para esta área. O(a) educador(a) é responsável pela orientação da sala, acompanhando, em princípio, o seu grupo de crianças ao longo da sua permanência nas nossas instalações. É da sua competência:

Para além dos(as) Educadores(as) e dos(as) Assistentes Operacionais, este serviço dispõe de uma Educadora Coordenadora, Drª Dulcidia - dulcidia.morgado@sasulisboa.pt e uma Técnica de Serviço Social responsável pelo Apoio à Infância - Dra. Ana Ramos (ana.ramos@sas.ulisboa.pt).

Refeições e Repouso

Sala dos bebés

Na creche é servido o almoço, lanche e complementos no intervalo das refeições (sempre que se justifique). O almoço é servido às 11:30 horas na sala de atividades pelas várias assistentes operacionais, sendo a ementa adaptada, não só às necessidades nutricionais desta faixa etária, mas também às indicações médicas para cada criança. Assim, a sopa é triturada e contém carne ou peixe. A introdução de alimentos sólidos (prato principal) é feita de forma gradual e de acordo com as indicações do pediatra. A fruta é por vezes apresentada na forma de sumo.

Às 15:30 é servido o lanche, sendo este composto por farinhas lácteas ou papas de iogurte com fruta, bolachas ou flocos de cereais.

Os bebés, após o almoço fazem repouso com duração de 2:20 horas, no horário compreendido entre as 13:00 e as 15:20 horas.

Restantes salas (dois, três, quatro e cinco anos)

No jardim-de-infância é servido o almoço, lanche e complementos no intervalo das refeições (sempre que se justifique). O almoço é servido às 12:00 horas na sala de atividades pelas respetivas educadoras e assistentes operacionais, sendo a ementa adaptada às indicações médicas para cada criança. A ementa do almoço é composta por sopa, prato principal (carne e peixe em dias alternados acompanhados de legumes) e fruta ou sobremesa (uma vez por semana).

Às 15:30 é servido o lanche, sendo este composto por pão com manteiga ou queijo e leite simples e iogurte natural em dias alternados.

As crianças destas salas, após o almoço fazem repouso com duração de 2:20 horas, no horário compreendido entre as 13:00 e as 15:20 horas. Para este efeito existe um espaço polivalente designado por dormitório.

Nota: as crianças da sala dos cinco anos já não fazem repouso.

Equipamentos

Todas as salas dispõem de equipamento adequado à estrutura física e à faixa etária das crianças que acolhem, utilizado como facilitador do bem-estar e desenvolvimento. As salas de atividades estão equipadas com ventoinha, aquecedor, placard de exposição de trabalhos e informação, armários, mesas e cadeiras.

Sala dos bebés: pela sua especificidade este espaço possui bancadas muda fraldas e respetivos contentores, colchões individuais para repouso, espreguiçadeiras, balancé, bem como brinquedos, livros e jogos didáticos.

Restantes salas (dois, três, quatro e cinco anos): o espaço apresenta-se organizado por áreas de interesse, definidas e delimitadas que proporcionam condições de trabalho, concentração, jogo e descoberta. Cada área está equipada com materiais diversos e apropriados, permitindo à criança liberdade de escolha e potenciando o seu sentido de responsabilidade, autonomia e iniciativa.

Tabela com os tipos de equipamento disponíveis por sala

Galeria

Casa de Banho
Casa de Banho
Corredor de Acesso
Corredor de Acesso
Dormitório
Dormitório
Recreio (imagem 1)
Recreio (imagem 1)
Recreio (imagem 2)
Recreio (imagem 2)
Sala do Jardim de Infância (imagem 1)
Sala do Jardim de Infância (imagem 1)
Sala do Jardim de Infância (imagem 10)
Sala do Jardim de Infância (imagem 10)
Sala do Jardim de Infância (imagem 2)
Sala do Jardim de Infância (imagem 2)
Sala do Jardim de Infância (imagem 3)
Sala do Jardim de Infância (imagem 3)
Sala do Jardim de Infância (imagem 4)
Sala do Jardim de Infância (imagem 4)
Topo da Página »