Cartão de Identificação| Universidade de Lisboa

O cartão Caixa IU (Caixa Institutos e Universidades) na Universidade de Lisboa, resulta da assinatura de um protocolo de cooperação, visando a cooperação mútua entre a Universidade de Lisboa e a Caixa Geral de Depósitos, para a criação de produtos e serviços financeiros para os membros da comunidade académica. Dotado de Chip EMV, para maior segurança nas operações financeiras e com tecnologia contactless , permite fazer uso de sistemas de controlo de acessos por aproximação do cartão

Imagem ilustrativa do cartão

A este cartão estão associados alguns serviços, de modo a agilizar a sua vida académica. Em particular, nos serviços de ação social este cartão é utilizado para controle de acessos em algumas das nossas instalações e mediante carregamento prévio da sua conta de utilizador, permite-lhe efetuar o pagamento das suas refeições.

Caso se trate de um aluno da Universidade de Lisboa, no ato de inscrição na sua instituição de ensino superior, ser-lhe-á entregue um cartão provisório, para que possa de imediato usufruir dos vários serviços à sua disposição, até que o seu cartão personalizado esteja pronto. Caso seja funcionário (docente, não docente ou investigador), quando da sua admissão, numa das unidades orgânicas da Universidade de Lisboa, os serviços de gestão dos recursos humanos providenciarão junto da Caixa Geral de Depósitos, a emissão do seu cartão de funcionário.

A produção do cartão é da responsabilidade da Caixa Geral de Depósitos.

Código PIN

O seu cartão tem associado um código secreto designado por PIN. Este código nada tem a ver com outros códigos de cartões pessoais seus. Trata-se de um código numérico com 4 dígitos que ficará associado ao seu cartão que deverá personalizar posteriormente, de modo a que seja apenas do seu conhecimento. Por defeito, todos os cartões têm o PIN 1234, podendo o mesmo ser alterado nos quiosques (opção -> Alterar Pin). Este código não é gravado no cartão, mas sim na base de dados.

Carregamento

O carregamento, ou crédito da sua conta, poderá ser realizado utilizando os quiosques disponíveis nos refeitórios ou utilizando a plataforma MBWay ou ainda referência multibanco personalizada.

Pode obter a sua referência multibanco através da consulta à sua área de identificação no nosso site (versão PC ou para dispositivos móveis) e utilizar a mesma em qualquer ATM ou através do acesso ao seu Banco pela Internet (Homebanking). De igual modo, encontra disponível o carregamento através de MBWay.

Pode utilizar qualquer dos quiosques existentes, independentemente, do refeitório que frequenta. Nestes quiosques poderá optar por: carregamento em numerário, carregamento através de Multibanco ou MBWay.
A operação de carregamento é muito simples e resume-se a:

1. Inicie a operação, apresentando o seu cartão;

2. Introduza o seu código PIN;

3. Selecione a opção Carregamento e escolha o meio de pagamento pretendido:

Numerário - O quiosque fica a aguardar que introduza o montante (moedas e/ou notas) nas ranhuras apropriadas e vai exibindo o somatório dos valores introduzidos. Se desistir da operação e pressionar o botão para devolução de valores, caso o quiosque já não disponha de trocos, será impresso um talão para que possa levantar o valor em qualquer tesouraria dos SASUlisboa. Quando usa o seu cartão todo o dinheiro que introduzir será assumido como carregamento.

Multibanco - O quiosque fica a aguardar que introduza o montante que pretende creditar. O valor mínimo é de €10.00. É exibida a mensagem Em Processamento e o controle passa para o terminal de pagamento multibanco;

MBWay - O quiosque fica a aguardar que introduza o montante que pretende creditar e um número de telemóvel válido para confirmação da operação. Não tem qualquer valor mínimo por transação.

4. O quiosque irá imprimir um comprovativo de carregamento em cartão. Este documento serve apenas como prova de carregamento e não tem valor contabilístico;

5. Quando terminar a operação deve pressionar sempre o botão Fechar.

Pagamento

Para efetuar o pagamento dos serviços basta aproximar o seu cartão dos leitores existentes nos equipamentos multifunções ou nos terminais POS dos refeitórios. O valor do serviço será debitado na sua conta corrente.

Saldo,Extratos e Movimentos

Poderá sempre consultar o saldo e todos os movimentos de crédito e consumos associados ao seu cartão através de qualquer quiosque (opção -> Saldo ou Movimentos) ou através da sua área pessoal no nosso site, quer na versão para PC como na versão para dispositivos móveis.

Perguntas Frequentes

O que é necessário para que o meu cartão me permita aceder aos serviços disponibilizados pelos SASULisboa?

Para que possa usufruir dos vários serviços, deve existir um registo seu na qualidade de utilizador da Universidade de Lisboa e o seu cartão tem de ser reconhecido pelos nossos sistemas. Consulte Registo de Utilizador para solicitar o seu registo.

Tinha um cartão provisório e agora recebi o meu cartão personalizado. O que devo fazer?

Caso pretenda passar a usar o novo cartão, deve dirigir-se a um ponto de atendimento num dos refeitório e solicitar a associação do novo cartão.

Sou aluno mas não tenho qualquer cartão, o que devo fazer?

Deverá dirigir-se aos Serviços Académicos da sua Faculdade.

Se perder o meu cartão como devo proceder?

Em caso de extravio do cartão, poderá dirigir-se a qualquer das tesourarias dos SAS ou deverá contatar, de imediato, o nosso Helpdesk para que o seu cartão seja desativado. Para o efeito tem à sua disposição os seguintes contatos: Email: asu@sas.ulisboa.pt, Tel: (+351) 213 611 706, Extensão Interna: 31334.

Se perder o meu cartão, fico sem o saldo?

Não. O saldo do seu cartão bem como todos os movimentos, ficam armazenados na nossa base de dados e não fisicamente no cartão.

Esqueci-me do meu cartão, posso utilizar na mesma os refeitórios?

Pode, adquirindo uma senha diária ou identificando-se com validação do código PIN em qualquer terminal POS.

Quanto tempo demora até o saldo estar disponível?

Quando efetua o carregamento do seu cartão, através de MBWay ou dos quiosques, o saldo ficará disponível imediatamente. Se o carregamento for realizado através do número de Entidade/Referência MB, o valor pago é carregado no saldo do cartão, num prazo máximo de 24h após o carregamento (excluindo Sábados, Domingos e Feriados). Esta demora deve-se aos prazos impostos pela própria SIBS (Sociedade Inter-Bancária de Serviços, a entidade que gere o Multibanco) que, ao abrigo do nosso serviço, disponibiliza a informação sobre os carregamentos três vezes por dia.