Formadora em plena formação a utilizar o seu computador portátil com os formandos como fundo.
05 de abril de 2024

Formação sobre Crise Psicológica em contexto de Residência Universitária

Formação “Crise Psicológica em contexto de Residência Universitária e primeiros socorros psicológicos”

Decorreu, nos passados dias 13 e 18 de março, a formação “Crise Psicológica em contexto de Residência Universitária e primeiros socorros psicológicos”, no auditório da Cantina Velha. A formação destinou-se a estudantes que integram as Comissões de Residentes e a técnicos/as dos Serviços de Ação Social da Universidade de Lisboa.

A Universidade de Lisboa (ULisboa) está a implementar um Programa de Sucesso e Redução de Abandono no Ensino Superior, financiado pela DGES, com objetivo estimular o desenvolvimento de mecanismos de apoio à integração académica dos/as novos/as estudantes e à promoção do seu sucesso.

No âmbito deste projeto, constituiu-se a “Equipa de facilitadores de integração nas Residências Universitárias”, da qual os Serviços de Ação Social da Universidade de Lisboa (SASULisboa) fazem parte, que trabalhará nas residências de estudantes com o objetivo de melhorar os processos de integração dos/as novos/as residentes.

A primeira ação formativa no âmbito deste trabalho, “Crise Psicológica em contexto de Residência Universitária e primeiros socorros psicológicos” teve lugar nos dias 13 e 18 de março, no Auditório da Cantina Velha, e teve como destinatários/as os/as estudantes que integram as Comissões de Residentes e as equipas técnicas que acompanham as residências.

A formação teve por objetivo fornecer ferramentas que possam auxiliar no apoio e acompanhamento de residentes e na identificação e encaminhamento de potenciais situações de inadaptação ao Ensino Superior.

O curso centrou-se no conceito de crise psicológica e nos princípios orientadores do apoio nesta situação. Os/as formandos/as adquiriram competências para identificar sinais e sintomas associados a situações de urgência psicológicas/psiquiátricas – tanto no sentido de perceber as principais necessidades de apoio imediato, como também para detetar sinais de alerta para referenciação, nomeadamente em situações de ansiedade, depressão e ideação suicida, crise psicótica e comportamentos aditivos.