Fotografia da nova residência com 5 andares, com várias janelas com pequena varanda corridas. Ao nível do piso térreo, várias janelas e portas em vidro e paredes de tom amarelo torrado. À frente na imagem, terreno de terra batida e pequeno lago sem água  Do lado direito no prédio, placa em azul escuro, com logotipo da Universidade de Lisboa e a designação de 'Residência Universitária António Cruz Serra'
24 de novembro de 2023

Inauguração da Nova Residência de Estudantes

Universidade de Lisboa inaugurou nova Residência de Estudantes

A Universidade de Lisboa inaugurou, no dia 24 de novembro de 2023, a sua nova Residência de Estudantes, situada na Cidade Universitária.

Este Edifício disponibiliza 335 novas camas, integradas em 240 unidades individuais e duplas e é o primeiro do novo complexo residencial da Universidade de Lisboa.

A nova residência de estudantes destaca-se também pela ênfase dada à criação de espaços de convívio estimulantes para os estudantes. Dispõe de diversas áreas comuns, como salas de convívio e de estudo e espaços de lazer equipados com televisões e pequenos equipamentos desportivos. Estas áreas visam proporcionar momentos de descontração e estimular as relações interpessoais entre os residentes. Ao criar ambientes propícios ao convívio, a ULisboa reforça a importância de promover uma vivência universitária mais rica, contribuindo para o desenvolvimento integral dos estudantes para além do seu contexto académico.

A residência com o nome do anterior Reitor da Universidade de Lisboa, António Cruz Serra, homenageia o trabalho desenvolvido por este tendo em vista a criação de condições para uma frequência académica bem sucedida, sobretudo para os estudantes menos favorecidos.

A cerimónia de inauguração contou com a presença de diversas personalidades, entre os quais o Primeiro Ministro, António Costa, a Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Elvira Fortunato, e o Presidente da Câmara de Lisboa, Carlos Moedas. No seu discurso, o Reitor da Universidade de Lisboa sublinhou a importância da residência na vida dos estudantes e na dinâmica da Cidade Universitária.

Na entrega das primeiras chaves aos estudantes recém-chegados à nova residência, o Vice-Reitor, Paulo Farmhouse Alberto explicou que esta “faz parte de um plano ambicioso de residências para estudantes, que consideramos vital para que a Universidade seja aquilo que deve ser: um sítio de oportunidades para todos.”.

Este edifício constitui a primeira parte de um projeto mais amplo com três edifícios com capacidade para 901 estudantes. Para além das unidades de alojamento, o complexo incluirá, no futuro, uma praça central com espaços comerciais e um estacionamento subterrâneo.

A nova residência recebeu financiamento ao abrigo do Plano de Recuperação e Resiliência, que cobriu grande parte das despesas.

Antes da inauguração desta Residência, a Universidade de Lisboa dispunha de um total de 1145 camas distribuídas pelas suas 13 residências. Com a conclusão deste projeto, a instituição aumentou significativamente a sua capacidade de alojamento, passando assim para 1480 camas destinadas a estudantes, prevendo-se que atinja as 2046 camas com a conclusão do projeto residencial.

Logotipo da Universidade de LisboaLogotipo do PRRLogotipo da República PortuguesaLogotipo da União EuropeiaLogotipo Erasmus+