Imagem decorativa da página

Projeto “Programa de Sucesso e Redução de Abandono no Ensino Superior”

Página atualizada em 2024-04-05

Sobre o Projeto

A Universidade de Lisboa (ULisboa) encontra-se a implementar um Projeto no âmbito do Programa de Sucesso e Redução de Abandono no Ensino Superior external link icon, financiado pela DGES. O projeto implementará um conjunto de atividades que terão impacto direto na diminuição das taxas de abandono, em especial, no caso dos estudantes que se encontram no primeiro ano dos seus ciclos de estudo. O programa da ULisboa inclui vários grupos de trabalho, nos quais estão representadas as 18 Escolas da ULisboa, assim como a Reitoria e os Serviços de Ação Social (SASULisboa).

Os SASULisboa estão integrados no Grupo de Trabalho “Equipa de facilitadores de integração nas Residências Universitárias”, que tem por objetivo desenvolver um programa de integração para as Residências Universitárias.

Nasceu assim o novo Programa de Mentoria em Residências Universitárias da Universidade de Lisboa, no âmbito do qual os/as mentores/as (estudantes alojados/as em residências há mais de um ano) acompanham os/as mentorandos/as (novos/as residentes), com o objetivo de melhorar a integração, promover a socialização e prevenir o isolamento. O programa contribui também para o desenvolvimento de competências dos/as estudantes mentores/as, como o trabalho em equipa, a autonomia e a confiança.

Numa fase inicial, o programa será implementado nas residências António Cruz Serra, Campus da Ajuda, Duarte Pacheco e Manuel da Maia.

Para mais informações sobre esta iniciativa, contactar a Área de Alojamento dos SASULisboa, através do email geral@sas.ulisboa.pt.

Notícias Relacionadas